Como implementar o Slow Living na sua vida

Em meio ao imediatismo presente em tudo que nos prestamos a fazer nos dias de hoje, acabamos nos esquecendo do que é realmente importante: nós mesmos, o autoconhecimento e o respeito consigo.

Com isso, tem se incentivado cada vez mais este cuidado pessoal, dedicando tempo para praticar o autocuidado, desacelerar e aproveitar a vida que acaba passando tão rápido. E neste incentivo, temos o Slow Living!

A seguir, vamos conferir o que é Slow Living, qual a diferença que ele pode fazer em sua vida e algumas dicas para que seja mais fácil começar essa prática.

O que é o Slow Living?

É chamado de Slow Living o estilo de vida que visa o desaceleramento, com menos pressa diária e tendo mais práticas de autocuidado, autoconhecimento e o respeito próprio.

Slow Living, na tradução livre para o português, significa uma vida lenta, ou seja, saber administrar o seu tempo com menos correria, conseguindo administrar o seu tempo e tendo um espaço para seu autoconhecimento.

Infelizmente, a sobrecarga de trabalho e outros serviços tem se tornado cada vez mais comum e, pior, tem sido incentivada no mercado de trabalho e já vem afetando até os mais novos – com aulas extras, atividades extracurriculares, etc.

Mas, o que o Slow Living prega é que se deixe de lado essa opinião pública, deixando de lado a pressão externa que tenta nos obrigar a tomar decisões que não convêm com nossas vidas e realidades.

Com esse estilo de vida, deixa-se de endeusar o estresse e a sobrecarga de atividades, visando o bem-estar e a melhor administração do tempo.

Por que implementar o Slow Living na sua vida?

O Slow Living pode contribuir para a sua qualidade de vida, isso porque ele contribui para que você encontre uma melhor maneira de administrar o seu tempo. 

Isso não significa que você terá que fazer suas atividades de forma lenta, mas sim que você terá como ter melhor controle do seu dia a dia e garantindo que haja momentos de autoconhecimento e de bem-estar no meio disso.

Além disso, esse estilo de vida irá permitir que você tenha uma vida mais equilibrada, oferecendo igual atenção à sua vida profissional e pessoal – sem negligenciar nenhuma delas, pois ambas são importantes para uma vida saudável.

Dicas para aplicar o Slow Living

Aprenda a administrar o tempo

Cada dia que passa parece que temos menos tempo, não é mesmo? Os dias parecem cada vez mais curtos para a quantidade de atividades que temos que realizar durante o dia – e até mesmo durante a noite.

Por isso, um passo essencial para mudar a sua vida é aprender a administrar o seu tempo. Comece a observar o seu dia a dia, o tempo que precisa para realizar cada uma de suas tarefas, o tempo que gasta no celular, o tempo para ir ao trabalho ou para a academia, etc.

Encontre o melhor horário para cada uma dessas atividades e tente otimizar o seu tempo.

Dê um passo de cada vez

Criar um novo estilo de vida não é algo que irá acontecer do dia para a noite. Por isso, tenha paciência e comece com um passo de cada vez.

Você pode começar aplicando a dica acima, que é analisar o seu dia a dia, suas tarefas e o tempo que leva para executá-las para conseguir criar uma rotina dentro do estilo de vida Slow Living.

Rejeite a mentalidade de escassez

Desde os primórdios nós, seres humanos, fomos incentivados a trabalhar com a mentalidade de escassez. O nosso próprio corpo já é programado para pensar assim, sendo que ele faz reserva de energia (acumulando gordura pelo corpo) em caso da falta de alimento, por exemplo.

Para que você consiga respeitar o seu tempo e sua vida, é preciso se desprender dessa ideia de que precisamos fazer de tudo agora porque depois pode não haver tempo – isso vale tanto para trabalhos em excesso quanto para dinheiro gasto de forma irresponsável, ok?

Desconecte-se

Com a tecnologia no nível que está hoje, quase 100% presente em nossas vidas, fica difícil se desligar. Mas, isso é extremamente necessário para que você consiga se conectar consigo mesmo, se conhecer melhor e saber dar mais valor para sua vida e seus momentos.

Para praticar essa desconexão do meio virtual, tente ler um livro, fazer uma caminhada, sair com os amigos, tomar aquele banho relaxante de banheira de hidromassagem (que é excelente para a nossa saúde física e mental) ou até mesmo ler enquanto aproveita esse banho de banheira – uma bela combinação.

Dê valor ao que realmente importa

Por último, mas sendo o mais importante, é saber dar valor para aquilo que realmente importa na sua vida. Seu trabalho não deve vir na frente do amor pela sua família, pelos momentos únicos da vida e do seu bem-estar.

Encontre o equilíbrio necessário e deixe o Slow Living entrar em sua vida!