11 Dicas de como controlar os gastos da empresa

240

Você não sabe para onde estão indo as despesas do seu negócio? Você acha que produz menos do que deveria? Conheça as 11 dicas de como controlar os gastos da empresa, que podem ajudá-lo a melhorar a situação financeira do seu negócio!

Quando se trata de obter os benefícios, tão importante quanto ter renda e não ter despesas muito altas há diferentes fatores que devem ser analisados e adotar um planejamento adequado na gestão da empresa.

Por vezes, o problema das pequenas e médias empresas não é um volume de negócios fraco, mas pelo contrário, despesas excessivamente elevadas. Neste artigo, damos algumas dicas para que você saiba como reduzi-los e controlá-los.

11 Dicas de como controlar os gastos da empresa

Confira a seguir quais as principais dicas devem ser incluídas no planejamento financeiro de sua empresa, a fim de evitar custos altos e obter melhor rendimento:

1. Planejamento

O planejamento é uma forma muito eficiente de reduzir gastos em uma PME. Quando planejamos com antecedência todas as despesas que vamos ter (viagens, compras, etc.) cometemos menos erros e podemos antecipar os custos das coisas a tempo e assim reduzi-los.

2. Use o Skype em vez do telefone

Em muitas ocasiões, as ligações são extremamente caras para a empresa ou PME. Esse custo pode ser muito alto para chamadas internacionais. Nestes casos é muito melhor optar por uma chamada pelo Skype ou Google Hangouts.

3. Café com clientes

Em vez de almoçar ou jantar com um cliente, outra boa solução pode ser tomar um café com ele. É muito mais barato e, na verdade, muito mais eficaz.

4. Não use papel

O papel de impressão é um dos custos mais elevados que uma empresa pode ter em muitas ocasiões. Não pagamos apenas pelo papel, mas também pela tinta da impressora, que precisa ser reabastecida com frequência.

Faça a sua PME trabalhar digitalmente, apesar de parecer um investimento alto no começo, os softwares têm muito a oferecer e são bem mais vantajosos.

5. Verifique seus fornecedores

Às vezes uma empresa está pagando por serviços de que não precisa: internet mais rápida do que precisa, mais linhas do que o necessário, etc. Revisar seus fornecedores e negociar contratos mais interessantes pode ser uma forma de reduzir custos.

6. Planeje as viagens e eventos com antecedência

Viajar é um grande custo. Se você planeja e não compra as passagens no último minuto, pode reduzir bastante as despesas.

Além disso, a organização de eventos de sua empresa, também deve ser realizada com bastante antecedência, a fim de organizá-lo com calma e tempo para analisar os principais fornecedores, onde podem economizar, quais os detalhes são realmente essenciais, realizar a cotação de preços, entre outros.

7. Use campanhas online nas redes sociais

As campanhas de marketing online são geralmente muito mais baratas do que as campanhas comuns.

Use canais de mídias sociais, uma vez que, é uma forma fácil, direta e praticamente obrigatória de interagir e conversar com o cliente em potencial.

As redes sociais são a vitrine perfeita que pode dizer mais sobre a empresa, seus produtos e serviços do que qualquer díptico ou propaganda convencional. Um ponto de encontro que nos permite falar, referir e resolver incidentes de forma imediata com pouco ou nenhum investimento.

8. Tele trabalho – Home Office

O teletrabalho é uma excelente forma de poupar custos na sua PME, uma vez que não tem de fornecer um cargo físico ao seu trabalhador, gastar com instalações, mais funcionários (limpeza, cozinha, etc).

No Home Office é possível reduzir os gastos de sua empresa, melhorar a qualidade de vida do funcionário que pode causar um impacto positivo nos bons resultados de sua empresa, uma vez que, estará mais motivado ao trabalho.

9. Escolha bem o que você compra

Quando se trata de comprar um computador ou impressora, às vezes cometemos erros. Para evitar um custo alto, esteja bem informado para não pagar muito por algo que você pode conseguir mais barato.

Ou seja, é essencial realizar uma cotação do que se pode gastar e fazer uma pesquisa de mercado, investigando lojas e fornecedores antes da compra.

10. Pague em dia suas despesas

Pagar em dia as despesas da empresa é uma das coisas que podem fazer  economizar custos. Em muitos casos, impostos, multas e contas têm algum tipo de sobretaxa pelo não pagamento em dia.

11. Software de gerenciamento

Independentemente do modelo de negócio, integrar um software de gestão operacional é o grande aliado para reduzir despesas e economizar na sua empresa. Produção, logística, estoques, expedições, contabilidade… Através de um software de gestão tudo é integrado, unificando processos e fornecendo informações valiosas para a melhor tomada de decisões.