Gatilhos mentais no marketing digital

Já parou para pensar porque fazemos certas coisas? Por exemplo, quando estamos muito felizes e decidimos nos presentear quando vemos um anúncio de algo que nos interessa, ou quando sentimos que não podemos perder a oferta única e que está prestes a se esgotar, de acordo com a marca. 

Tomamos essas decisões, muitas vezes, por influência dos gatilhos mentais. Essa é uma das grandes técnicas que o marketing digital utiliza para fazer você acreditar que precisa realizar uma determinada ação.

Os gatilhos mentais no marketing digital possuem uma grande relevância, gerando resultados positivos quando bem aplicados. A seguir, vamos conhecer melhor esses gatilhos. Confira.

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são estímulos psicológicos que possuem o poder de influenciar as nossas emoções, assim como comportamentos, decisões e outras ações que envolvem quem somos e o que sentimos.

Esses gatilhos contribuem para as técnicas de persuasão que podem ser úteis no marketing digital, atraindo a atenção das pessoas e, a partir dessa atenção, conseguir persuadi-las na tomada de decisão – seja para comprar um produto, adquirir um serviço, enviar os dados em um formulário, etc.

Como os gatilhos mentais funcionam?

Esses gatilhos tratam-se de estímulos, agindo diretamente no cérebro humano, utilizando das nossas próprias tendências naturais com o intuito de convencer a realizar uma ação, tomar uma decisão, e que seja algo impulsivo e instintivo.

Eles agem despertando alguma emoção em nosso cérebro e, a partir disso, acabam nos tirando da nossa zona de conforto e conseguindo nos “desligar” por um momento da nossa razão e fazer com que decisões sejam tomadas com o calor do momento, ou melhor, com a intensidade da emoção gerada.

Gatilhos mentais no marketing digital

No marketing digital, os gatilhos mentais costumam ser úteis para a criação de landing pages, para conteúdos de uma consultoria SEO e também no e-mail marketing – assim como em outros materiais.

Em uma landing page, por exemplo, eles estão ligados às técnicas de copywriting, que é uma escrita persuasiva, que só é possível graças aos gatilhos mentais que geram urgência, necessidade de provar algo, de mudar algo, etc.

Tipos de gatilhos mentais

Existem vários tipos de gatilhos mentais que são utilizados frequentemente por uma agência de marketing digital. São eles:

Escassez

Se você já comprou algo por ter sido anunciado como “últimas unidades” ou “último dia de ofertas”, ou algo semelhante, saiba que você já foi influenciado pelo gatilho de escassez, que desperta uma hiper valorização de algo que pode não ter a oportunidade de adquirir depois.

Essa é a emoção causada por ela, mesmo que não seja uma verdade absoluta, e por isso é algo rápido e que deve ser de ação imediata, para não nos dar tempo de parar e pensar na ação antes de tomá-la.

Urgência

A urgência faz com que os usuários tomem decisões ainda mais rápidas, tendo um prazo curto em sua mente para aproveitar o que quer que seja e, depois, ela irá se esgotar de uma vez.

Por exemplo, ela pode ser utilizada em uma página de vendas ou até mesmo já no carrinho de comprar, lhe oferecendo alguns minutos para finalizar a compra antes que se esgote ou que a promoção seja removida.

Autoridade

O gatilho de autoridade se refere às pessoas que são ouvidas e que tem a opinião válida pela sociedade. Hoje, isso seria algo parecido com o que os influencers fazem, promovendo produtos e marcas com o intuito de atrair novos clientes para eles.

Prova Social

Esse gatilho mental reforça a importância de investir em SEO e, principalmente, no SEO Local, afinal, diz respeito às avaliações positivas de um produto ou serviço, a forma como as pessoas falam sobre, o nível de satisfação, etc.

Ou seja, quando um produto é muito bem avaliado ele acaba atraindo mais interessados do que um sem avaliações ou que possua uma negativa.

Novidade

Você sabia que, ao ser exposto há algo que é novidade, nossa liberação de dopamina aumenta? Ela é responsável pela sensação de prazer que sentimos, ou seja, a novidade está ligada ao prazer.

Com isso, o gatilho mental de novidade é um dos mais poderosos e, por conta disso, também deve ser feito com cuidado. Ele é utilizado quando há algo novo disponível, seja um produto, serviço, etc.

Reciprocidade

A reciprocidade é um excelente gatilho, afinal, ele desperta a sensação de dever algo ao vendedor. Por exemplo, em uma sorveteria, o vendedor lhe deixa provar vários sabores de sorvete para conhecer e, por fim decidir os sabores que deseja.

Você pode pensar, é fácil só chegar, provar vários sabores e, depois, não comprar nada. Mas, isso não acontece, ao menos, na maioria das vezes. A questão é que sentimos que devemos algo e, por isso, iremos pedir pelo menos uma bola de sorvete pela oferta.

Antecipação

No gatilho de antecipação, é muito útil para um produto ou serviço que está prestes a ser lançado. É utilizado para despertar o interesse, criar expectativas e mostrar que o cliente precisa comprar o que quer que seja assim que for lançado.

Diferença entre persuasão e manipulação

Um assunto muito falado quando se trata de gatilhos mentais é sobre manipulação. Quem não estuda ou não trabalha com o marketing digital pode até mesmo acreditar que essas técnicas são uma forma de manipular os clientes. Mas, não é bem assim, caso essa seja uma preocupação.

A persuasão é responsável por convencer pessoas a tomar decisões com base em informações reais, úteis, que levam em consideração a lógica, a razão, a necessidade do cliente. Isso é o que é feito no marketing.

Enquanto isso, a manipulação é uma ação voltada para influenciar pessoas a fazer algo que não seja, realmente, de seu interesse. Ou seja, não haveria emoção e, com isso, não seria possível despertar os gatilhos.