A importância da saúde mental para investidores

Costuma investir e está com a saúde mental em dia? A ideia de perder dinheiro ao investir não lhe abala? Saiba que, nesse caso, você é exceção, pois pesquisas demonstram que as finanças podem impactar a saúde mental. Por isso, resolvemos mostrar neste artigo a importância da saúde mental para investidores.

Engana-se quem pensa que a busca pela alta performance no mundo dos investimentos não pode trazer consequências muito sérias à saúde mental. 

A verdade é que desconsiderar o aspecto emocional nessa busca, pode torná-la ainda mais preocupante.

É preciso ter em mente que lidar com investimentos não impacta só o patrimônio, mas muito mais. Pesquisas comprovam que toda aquela rotina frenética de negociação na Bolsa está amplamente associada à “piora da saúde mental, alcoolismo e até mais acidentes de carro”.

O maior erro dos grandes investidores, na verdade, é correr atrás apenas de aumento do patrimônio material, garantir mais dinheiro no bolso quando, na verdade, precisa, da mesma forma, investir em paz de espírito e qualidade de vida.

Toda a agitação do mercado acaba não só causando um enorme estresse, como falta de humor, apetite, sono, enfim, interferindo na saúde mental, que é tão importante, inclusive, para conseguir fazer bons negócios. 

Porque a saúde mental é tão importante para investidores

Como dito acima, para conseguir ter mais clareza, perceber as melhores oportunidades e, até mesmo, não se abater diante de dificuldades ou perdas, é fundamental estar com a saúde mental em dia.

É preciso muita cautela para enxergar oportunidades e essa cautela só é possível se criar meios para ter o emocional sob controle e, assim, uma boa performance tanto na vida pessoal quanto nas finanças.

A ansiedade e sonos atrasados podem afetar as tomadas de decisões, até porque, são muitas categorias e volatilidades a considerar, desde altas e quedas de ações, até criptomoedas novas ou mais valorizadas, do bitcoin ao shiba inu coin, que precisam de monitoramento constante, o que pode causar muito estresse.

Dicas para encontrar a saúde emocional

1. Cuide de você e não apenas dos investimentos

Quem já trabalhou com investimentos, ou mesmo, costuma investir, já sabe que se dedicar 24 horas por dia ao mercado, sem se desligar, corre o sério risco de sofrer mais com ansiedade e frustração. E se o mundo dos investimentos demanda muita energia, o que restará daqui há pouco se sua saúde mental estiver prejudicada?

2. Não se isole

É comum investidores se isolarem e nem aceitarem sugestões. Porém, é preciso ter em mente que em muitos momentos precisará da ajuda de outras pessoas e cercar-se de pessoas e profissionais que você confia para poder pedir conselhos, informações, apoio ou até mesmo um ouvido pra desabafar pode ser de grande ajuda até para poder fazer melhores escolhas, preservando a sua sanidade mental. Uma dica é procurar construir a sua “rede de apoio” antes de precisar apelar para ajuda profissional.

3. Tire um tempo para você

É fundamental que consiga se desligar de vez em quando, mas fazendo disso um hábito. Uma dica é investir uma parte de seu tempo, nem precisa ser todos os dias, fazendo alguma coisa que você goste. Pode ser uma atividade física ou um hobby, desde que lhe proporcione prazer, sendo uma boa forma de ajudar na sua saúde mental.

4. Dedique um tempo a quem você ama

Para não ter arrependimentos futuros, é muito importante dedicar horas de convívio prazerosos com a família, ou quem você ama.