Como fazer uma planilha de gastos pessoais

48

Deseja saber como fazer uma planilha de gastos pessoais? Confira aqui neste artigo como organizar sua vida financeira, a fim de deixá-la mais próspera e atingir seus objetivos.

Administrar o dinheiro adequadamente não é uma tarefa fácil. Muitas vezes caímos em diferentes tentações onde gastos desnecessários podem nos pregar uma peça, ou às vezes, simplesmente não temos dinheiro suficiente para economizar e precisamos de apoio em caso de necessidade, acabando por gastar o limite do cartão de crédito, e, entrar em dívidas.

No entanto, com um bom planejamento financeiro, você pode criar diferentes estratégias para lidar melhor com os diferentes cenários e situações que surgem em sua vida financeira.

Seguindo as dicas que lhe daremos neste guia de como fazer uma planilha de gastos pessoais, você poderá atingir suas metas e objetivos de forma satisfatória!

Como fazer uma planilha de gastos pessoais

O primeiro passo para fazer uma planilha de gastos pessoais, é ter em mente a necessidade da realização de um levantamento de dados e planejamento para organiza-la de forma adequada:

1. Coloque ordem em suas contas.

Divida suas despesas em grupos, por exemplo, despesa fixa essencial (aluguel, escola, prestação do carro/casa), despesas básicas (alimentação, conta de energia, internet, água, transporte), entretenimento (lazer), economia, fundo emergencial (despesas inesperadas).  

 2. Faça uma lista de suas prioridades financeiras

Defina suas prioridades financeiras, além das despesas mensais, quais são seus objetivos de economia ou investimento para cada mês.

3. Planeje sua economia de forma eficiente

Planejar sua economia significa analisar detalhadamente seus gastos, eliminando aqueles que limitam sua capacidade de economizar (café da tarde no trabalho, lanches no caminho, bebidas semanais, etc.).

Calcule quanto você precisaria para atingir sua meta e quando gostaria de alcançá-la. Em seguida, determine o tempo (em meses) do valor que você precisa economizar, o que lhe dará metas de economia mensal para cada prioridade.

4. Revise seu plano financeiro periodicamente

Um orçamento de despesas, receitas, economias e investimentos são feitos para esclarecer sua economia.

Nem sempre são 100% verdadeiro. Pode haver conceitos que você não levou em consideração, ou a quebra de um eletrodoméstico que precisa ser substituído, ou uma grande quebra imprevista do carro ou uma despesa médica elevada, como uma intervenção odontológica não coberta pelo Seguro Social.

Se o seu plano de poupança sistemática alimenta aquele fundo emergencial de que falamos, isso significa que você terá uma quantia para fazer face às maiores despesas imprevistas, sem ter que recorrer a empréstimos bancários.

Planilha para orçamento de gastos pessoais Excel

Você não tem conhecimento para montar uma planilha de gastos pessoais no Excel? Não se preocupe, pois o programa possui diferentes tipos de planilhas já prontas, nas quais você apenas insere as informações necessárias e acompanha os gastos mensalmente.

Com uma planilha de orçamento pessoal, você pode reunir todos os gastos realizados a cada mensalmente, separando cada um por categorias, bem como, alimentação, transporte, entretenimento, empréstimo, moradia, contas de consumo, escola/faculdade, investimento e empréstimos, etc.

Você pode inserir na planilha de gastos pessoais a estimativa de custos e o valor real, a fim de verificar a diferença entre ambos no fim do mês. Além disso, pode adicionar novos valores e identificar qual o seu padrão de vida e se deve economizar mais.

No Excel, encontramos planilhas prontas, as quais podem ser utilizadas tanto para o controle de gastos pessoais, quanto para o de empresas, orçamentos profissionais, entre outros.

Através deste link, você pode baixar a planilha de orçamento pessoal mensal ou editá-la no navegador de seu dispositivo.

Ao utilizar a planilha, você pode administrar da melhor forma a sua vida financeira, pois a mesma ajuda a identificar quais os gastos desnecessários e quanto está deixando de investir em seus sonhos, além de ajudá-lo a planejar melhores estratégias para atingir os seus objetivos financeiros.