Como utilizar um aparelho de pressão?

249

Como utilizar um aparelho de pressão? Confira as principais dicas aqui neste artigo. 

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica silenciosa. Na maioria dos casos, essa doença só é detectada quando ela gera algum problema em órgãos vitais.

Ou seja, é preciso ter um grande cuidado com essa enfermidade, pois ela pode matar uma pessoa aos poucos sem ser percebida.

Ter um estilo de vida estressante, hábitos alimentares inadequados, falta de exercícios e excesso de peso são alguns dos fatores que aumentam os casos de hipertensão.

A única maneira de saber se alguém possui esse tipo de problema é medindo a sua pressão regularmente, é nesse momento que os aparelhos de pressão são requisitados.

Os aparelhos de pressão digital são fabricados com tecnologia de alta qualidade. Ao entrarem no mercado, esses equipamentos trazem vários benefícios aos seus usuários.

Se você quer comprar um aparelho de pressão, mas não sabe como utilizar essa ferramenta, leia este texto e aprenda a usar este equipamento.

O que é um aparelho de pressão?

O aparelho de pressão é simplesmente uma pulseira onde um sistema possibilita a leitura da pressão arterial por meio de sensores. Esse aparelho possui um sistema automático e uma pulseira inflável, que infla e esvazia, procedimento suficiente para concluir a leitura.

Ademais, existem alguns aparelhos que possuem uma pequena bomba de ar para inflar a pulseira até o ponto correto para a leitura da pressão arterial.

Em ambos os aparelhos, a pressão é medida no pulso do paciente, ao contrário do esfigmomanômetro analógico, onde a braçadeira tem que ficar um pouco acima dos cotovelos.

Os sensores que os aparelhos de pressão possuem fazem a leitura da pressão sanguínea mínima e máxima e ambas são mostradas na tela do sensor. Alguns aparelhos ainda mostram os resultados da frequência cardíaca juntamente com os resultados da pressão arterial.

Após a leitura da pressão arterial, os aparelhos automáticos ficam vazios por conta própria. Já os aparelhos manuais têm que ser esvaziados após o uso.

Aparelho de pressão digital

Basicamente, esse tipo de aparelho interrompe o fluxo sanguíneo para que seja possível ler a pressão diastólica e sistólica do indivíduo.  

Na leitura analógica, feita com esfigmomanômetro e estetoscópio, a medição é feita por meio do som. Nesse caso, a braçadeira interrompe o fluxo e o médico precisa utilizar a sua audição para fazer o trabalho.

Conforme a pressão da braçadeira é liberada, o sangue começa a fluir novamente e, com isso, o médico consegue ouvir o fluxo no estetoscópio.

Existe um número onde o sangue começa a fluir (normalmente em 120 mm Hg). Esse número representa a medida da pressão máxima de saída do coração (leitura sistólica). Ao obter esse número, o médico dá continuidade a liberação de pressão no manguito e escuta até que não haja som.

Quando o número do aparelho chega em 80 mm Hg, isso mostra a pressão no sistema quando há um relaxamento do coração (leitura diastólica). Já nos leitores digitais, um sensor é utilizado para fazer a leitura. Em um primeiro momento, a leitura é realizada assim que o fluxo sanguíneo começa a circular.

A medição do segundo valor acontece quando o sensor não consegue mais “sentir” esse fluxo, com isso, ele obtém a pressão diastólica e sistólica do paciente.

Como usar o aparelho de pressão?

Para esse tipo de aparelho, existe um sistema para compressão da artéria braquial. O aparelho para pulso é composto por uma bolsa inflável de borracha com formato laminar.

Essa bolsa é composta por um tecido (braçadeira) que está conectado a uma bomba de ar (pera). A bomba de ar está acoplada a um visor com ponteiro cuja finalidade é insuflar a bolsa pneumática.

Aparelho para pulso

A seguir, veja como utilizar um aparelho de pressão para pulso:

  • O aparelho deve ser colocado no pulso com o monitor virado para o corpo ou com o cotovelo apoiado na mesa. Ademais, a palma da mão deve estar voltada para cima;
  • Depois disso, é preciso apertar o botão e esperar que a leitura da pressão arterial seja feita.

Vale ressaltar que esse aparelho não deve ser utilizado em todos os casos. Em pessoas idosas ou que sofram com aterosclerose e obesidade, podem acontecer oscilações devido à dificuldade para identificar a pulsação arterial. Para quem não sabe, a aterosclerose é o acúmulo de gorduras e outras substâncias nas paredes das artérias.

Aparelho para braço

A seguir, veja como utilizar um aparelho de pressão para braço:

  • A braçadeira do aparelho deve ser colocada 2 cm acima da dobra do braço apertando-a de uma forma que o fio da braçadeira esteja por cima braço;
  • Depois disso, o cotovelo deve estar apoiado na mesa e a palma da mão deve estar virada para cima;
  • Por fim, é preciso ligar o aparelho e esperar até que ele faça a leitura da pressão arterial.

Vale ressaltar que alguns aparelhos digitais vêm com uma bomba. Para usar esse tipo de aparelho, é preciso apertar a bomba até os 180 mmHg para encher a braçadeira e esperar que a leitura seja feita.