Quais são as ferramentas essenciais para começar uma marcenaria?

184

A marcenaria é uma das profissionais mais bonitas que existem. Ela te dá a oportunidade de construir e moldar coisas com suas próprias mãos, mas para quem pensa em começar a trabalhar na área é importante se preparar para fazer uma visita a uma loja de ferramentas.

A marcenaria geralmente exige um trabalho cuidadoso com a madeira e uso de diversas técnicas de acabamento e montagem. Essas técnicas normalmente exigem o uso de diversas ferramentas, vamos descobrir quais são as essenciais.

Como começar uma marcenaria?

Para começar uma marcenaria é necessário bastante planejamento. Se planejar envolve avaliar quais são as ferramentas que você vai precisar.

Você deve analisar se já possui alguma das ferramentas necessárias para o trabalho, e depois avaliar quais ferramentas você vai precisar comprar. Além disso, dependendo do serviço que você pretende realizar, algumas ferramentas podem se tornar desnecessárias.

Vamos conhecer algumas das ferramentas que são consideradas essenciais para quem está pensando em montar uma marcenaria e entender como cada ferramenta funciona dentro desse ambiente de trabalho.

Ferramentas necessárias para abrir uma marcenaria?

Conforme destacamos anteriormente, existem ferramentas que podem ser dispensáveis dependendo do serviço que você está planejando realizar na sua marcenaria, entretanto, algumas ferramentas são fundamentais, como:

  • Parafusadeira;
  • Furadeira;
  • Nível a laser;
  • Lixadeira;
  • Serra elétrica;
  • Maquina de solda;
  • Disco de corte;
  • Trena.

Você talvez se pergunte: Por que essas ferramentas são consideradas essenciais? Se esta for sua dúvida, vamos te ajudar a entender a importância de cada uma delas.

Parafusadeira

A parafusadeira é uma ferramenta utilizada para parafusar as peças, ou seja, em vez de fazer o trabalho de forma manual, essa ferramenta te ajuda a colocar os parafusos nas peças de forma prática e sem esforço.

Essa ferramenta é importante porque o trabalho de parafusar as peças de forma repetitiva pode causar lesões sérias no pulso. Além disso, a ferramenta ajuda a melhorar a precisão do trabalho, sem mencionar que ajuda a economizar tempo.

A parafusadeira é uma ferramenta importante tanto na fabricação das peças como durante o trabalho de instalação. Se você ainda não tem uma parafusadeira, então é melhor procurar uma loja de ferramentas.

Furadeira

Outra ferramenta importante dentro da marcenaria e que vai te fazer visitar uma loja de ferramentas, é a furadeira. Ao contrário do que se pensa, a marcenaria não é uma profissão que depende apenas de pregos, e é aí que a furadeira entra em cena.

Essa ferramenta é utilizada para criar a estrutura para utilizar outras formas de fixação, como os tarugos e os parafusos. 

Além disso, essa ferramenta é muito importante para o trabalho de montagem de móveis, que é uma atividade realizada por quem tem uma marcenaria. A furadeira é uma das ferramentas mais versáteis e fundamentais para um marceneiro.

Nível a laser

Quando o assunto é precisão, poucas ferramentas são tão importantes quanto o nível a laser. Essa é uma ferramenta que garante ao usuário uma precisão milimétrica, dando às peças o acabamento necessário.

O nível a laser é especialmente importante quando o marceneiro precisa realizar a montagem de um móvel em um ambiente com desnível estrutural. Além disso, essa ferramenta é indispensável no processo de fabricação.

Se você está em busca de uma ferramenta para garantir que suas peças estão sempre niveladas, é melhor procurar um nível a laser em uma loja de ferramentas.

Lixadeira

A lixadeira é a ferramenta ideal para os marceneiros que precisam dar um bom acabamento nas peças. Essa ferramenta reduz consideravelmente o esforço físico do trabalhador e garante um trabalho mais rápido e com qualidade maior.

A lixadeira é uma das ferramentas de base de toda marcenaria, e dependendo da quantidade de trabalhadores e de serviço pode ser necessário ter mais de uma lixadeira para a equipe.

Geralmente a lixadeira está relacionada ao trabalho de usinagem de algumas peças com detalhes mais finos.

Serra elétrica

A serra elétrica é uma ferramenta fundamental para a precisão dos cortes e para evitar o desperdício de material. Por conta da precisão essas ferramentas garantem agilidade, praticidade e precisão.

Trabalhar sem uma serra elétrica é um trabalho realmente desafiador, é por esse motivo que essa ferramenta é tão importante para uma marcenaria.

Máquina de solda

Você talvez se pergunte: O que uma máquina de solda faz entre os equipamentos essenciais de uma marcenaria? Bem, se você se fez essa pergunta, é porque não conhece a versatilidade dessa ferramenta.

A máquina de solda é muito útil para a montagem de estruturas que muitas vezes são fundamentais para as peças montadas em uma marcenaria, é isso que torna essa ferramenta tão importante. 

Sem ela, muitas vezes é necessário terceirizar o serviço, o que acaba tomando tempo e aumentando os custos.

Disco de corte

O disco de corte é uma ferramenta indispensável para quem está montando uma marcenaria. Ele é usado para garantir a precisão no corte de pequenas peças e assegurar que o material seja integralmente aproveitado.

Sem um disco de corte, você pode acabar comprometendo a fabricação de peças pequenas e de uso móvel.

Trena

Para finalizar, não podemos esquecer de uma ferramenta aparentemente simples, mas que possui extrema importância para o projeto e execução do trabalho dentro de uma marcenaria.

A trena é fundamental para a medição das peças e dos espaços onde elas serão instaladas. É isso que torna essa ferramenta tão importante para o trabalho dentro de uma marcenaria.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender quais são as ferramentas essenciais para montar uma marcenaria. Então prepare sua lista e procure uma loja de ferramentas para montar sua marcenaria.