Folha quadriculada: O que é? Para que serve?

60

Você lembra da primeira vez que precisou usar uma folha quadriculada? Ela pode ser usada para fazer um Bullet Journal, desenhar ou fazer gráficos perfeitos e planilhas completas. Sua capacidade versátil se dá por conta de medidas precisas de quadrinhos que medem, geralmente, 0,5 cm.

O que é uma folha quadriculada?

Uma folha quadriculada possui quadrinhos pequenos, medindo 0,5 cm e com linhas cobrindo todo o espaço. Não possuem pauta, o que é costumeiro de cadernos comuns. Além disso, alguns modelos possuem linhas mais escuras e linhas mais claras para facilitar na hora de separar formas ou informações.

Elas podem ser encontradas soltas, em pacotes semelhantes aos pacotes de offset, ou em forma de cadernos com ou sem arames.

Para impressão, o papel é mais resistente, com uma gramatura maior e com a qualidade melhor. Além disso, o papel não é tão maleável quanto a folha de ofício, nem tão lisa e branca.

Para que serve a folha quadriculada?

A folha quadriculada é muito utilizada para projetos que envolvem organização, como planners, justamente por deixar alinhadas as informações, sem precisar traçar linhas ou retas. Muito versátil, seu uso é quase infinito!

Além disso, no mundo dos desenhistas, essas folhas são muito utilizadas para fazer desenhos em perspectivas, como objetos, planta baixa e mobília. Também ajuda no zoom dos desenhos para que o artista consiga ver detalhes milimétricos.

A folha quadriculada também é comum em cadernos de caligrafia, cadernos de estudos e planilhas expositivas. Para as crianças, é ótimo para ensinar sobre coordenação motora, pois as linhas ajudam a compreender limites de espaço e alcance.

Já para os adultos, as linhas e os quadrinhos limitadores são perfeitos para melhorar o traço, ser preciso nas medidas do que busca fazer, não depender de réguas para organizar seus planos, conseguir mensurar as informações… Além, é claro, de deixar o visual mais elegante e mais bonito.

Onde comprar folha quadriculada?

As folhas quadriculadas podem ser adquiridas online, através de sites como Amazon, Americanas e no site oficial da Tilibra.

Caso não queira ou não possa esperar pela entrega, a opção é olhar em papelarias da sua cidade e verificar se elas possuem a folha em estoque, pois não é um papel incomum de achar.

Na hora da compra da folha quadriculada, é possível optar por formato de caderno sem arame, refil, bloco ou ficheiro. Basta verificar qual fica melhor para para cada uso.

Como fazer folha quadriculada?

Existe na internet alguns modelos prontos que só é preciso baixar e imprimir. Para ficar tão bom quanto as folhas que já se compra prontas, deve-se escolher um papel que seja agradável ao toque na papelaria.

Logo em seguida, basta baixar o arquivo e colocar para imprimir no formato A4, usando apenas o cartucho preto, para que as linhas saiam pretas.

Dicas de utilização da folha quadriculada

A dica para usar a folha quadriculada em casa é traçar um objetivo. Um Planner é uma ferramenta organizacional muito útil que faz uso deste tipo de papel muito bem.

Além dele, também pode-se usar o papel para ensinar as crianças a desenharem e a colorirem. Esse tipo de atividade é ótima para aperfeiçoar a coordenação motora, além de instigar a criatividade e exercitar o cérebro.