6 Motivos para utilizar ordenhadeira

Utilizar a ordenhadeiras mecânica torna a rotina dos produtores que atuam na produção de leite mais fácil. Assim que os pequenos e médios produtores começam a crescer, fazem logo a implementação desse modelo de sistema para facilitar e aumentar a produção. 

Confira a seguir mais sobre a ordenhadeira!

O que é a ordenha mecânica?

A ordenha mecânica é um sistema que simula a retirada do leite do mesmo jeito que o bezerro. No entanto, é mais simples e conveniente, pois é retirado todo o leite que a vaca produziu durante o dia. Além disso, o mais importante é que não oferece nenhum risco à saúde da vaca. Para o agronegócio, o método é considerado avançado.

O sistema não prejudica as glândulas mamárias e nem os tetos, por isso, ajuda no bem-estar do animal. É necessário ter uma estrutura física, por menor que seja, para guardar os equipamentos, assim como financeira, pois o investimento é muito alto. 

Veja as vantagens da ordenha mecânica

A retirada do leite através do método manual permite a retirada de aproximadamente 8 vacas que sejam ordenhadas por hora. Por meio do método mecânico, a retirada de leite é oito vezes mais do que a retirada manual.

É feita uma massagem nos tetos, com isso, acontece o estímulo da ocitocina, um hormônio que é muito importante para que a vaca produza mais leite, não causa ferimento nas glândulas mamárias nem a qualidade do leite é afetada e a qualidade de vida do produtor tem uma grande melhora.

Cuidados na hora de ordenhar

Assim como todo processo de produção de leite, é fundamental manter a higiene na hora que está ordenhando a vaca. Oferecer um produto de boa qualidade em um mercado tão competitivo é um diferencial. 

De acordo com a Embrapa, a qualidade do leite cru tem relação com o total de bactéria do úbere da vaca e também do local de fora na hora da retirada do leite. 

Um ambiente sem higiene compromete todo o trabalho e o lucro, no entanto, a tarefa mais simples é evitar sujeira e adotar boas práticas de higiene.

O que é ordenhadeira?

A ordenhadeira é um equipamento que os produtores rurais usam para coletar os leite das vacas de forma prática e rápida. Com ela é retirado um total maior de leite sem causar nenhum dano à vaca. Geralmente, o número de pulsação da ordenha mecânica varia entre 40 e 60 por minuto. 

Como funciona a ordenhadeira?

A ordenhadeira tem como função fazer a retirada de todo o leite possível, sem machucar os tetos nem as glândulas mamárias da vaca. Quando a ordenha mecânica é colocada na vaca, inicia uma série de ações combinadas para estimular a retirada do leite como se fosse mamado pelo bezerro. 

O equipamento é formado por teteiras, que ficam no interior dos corpos de teteiras. Cada uma delas está ligada a um tubo de borracha com nome de mangueira pequena de leite, e o copo está ligado a mangueira curta de pulsação. 

Estes tubos pequenos estão conectados a tubos de borracha que ligam os copos à base. 

Os copos de teteira podem ser tanto de aço inox quanto de plástico. A borracha da teteira que fica no interior é uma borracha especial. As mangueiras de leite retiram e enviam o leite coletado e as demais mangueiras ficam responsáveis pela pulsação.

Como utilizar a ordenhadeira?

Em cada teto da vaca é colocado uma teteira, e com isso, é feito a sucção do leite e enviado para um reservatório. O processo é realizado através de bombas de ar que fazem um efeito semelhante ao vácuo para retirada do máximo possível de leite. 

O sistema de ordenha mecânica utiliza apenas a sucção, não necessita de pressão. Atualmente, existem diversos modelos diferentes de ordenhadeiras, no entanto, elas fazem o mesmo trabalho.

Motivos do porquê utilizar a ordenhadeira

Segundo um professor de ciência animal, os motivos mais comuns para a escolha do sistema de ordenha são:

  • O produtor conta com mais capacidade para realizar outros trabalhos;
  • Capacidade de realização de duas ou mais ordenhas por dia;
  • O produtor terá uma diminuição na quantidade de trabalhadores;
  • Conta com um acompanhamento claro das ordenhas através de relatórios pelo computador;
  • Os animais se adaptam com mais facilidade e rapidez ao sistema;
  • O investimento terá retorno garantido.