Otoscópio: O que é e para que serve?
Conheça mais sobre o otoscópio profissional, como ele funciona, para que serve, os tipos diferentes que existem, a forma na qual um exame com um otoscópio é feito, além de saber como fazer para higienizá-lo e muito mais.
O que é um otoscópio?
Muitas das vezes nós conhecemos determinados instrumentos utilizados em sala médicas, odontológicas e outras, mas não por seus nomes.
O otoscópio se trata daquele instrumento que os médicos utilizam para ter uma visão mais ampla e com isso, poder examinar os ouvidos dos seus pacientes.
A seguir, você terá acesso a uma imagem sobre o otoscópio. Com isso, será possível que você o conheça ou relembre como é ele e, além disso, as suas diferentes partes e como que cada uma funciona.
A imagem é bem clara e de início, é possível visualizar o cabeçote, que faz parte da sua estrutura. Em seguida, podemos visualizar o espéculo, que auxilia na visualização de cavidades mais profundas e menos acessíveis.
Ainda é possível ver que ele possui uma lente de aumento. Ela auxilia o médico a conseguir ter uma visão bem mais ampla, profunda e melhorada da situação do ouvido e seu paciente.
O regulador de luminosidade serve para auxiliar o médico a aumentar ou diminuir a luz do instrumento.
Além dessas partes, ainda estão contidas a base do cabeçote, o cabo e a tampa para encaixe das pilhas (pelas quais o instrumento funciona).
Como funciona um otoscópio?
Assim como foi mencionado anteriormente, o otoscópio profissional auxilia médicos a examinar o ouvido de forma mais fácil e prática. Com esse instrumento, ele consegue uma boa iluminação na cavidade do ouvido, aumentando a visualização.
Para que serve um otoscópio?
O otoscópio profissional se trata de um instrumento médico que serve para auxiliar médicos profissionais na hora de examinar e diagnosticar problemas no ouvido.
Essa tecnologia ajuda os médicos a conseguirem obter bem mais praticidade e facilidade na hora de conseguir realizar exames e, além disso, a diagnosticar determinadas doenças.
Quais são os tipos de otoscópio?
Existe uma série de opções de otoscópios disponíveis, com preços variáveis, desde os mais baixos, até os otoscópios profissionais. Sendo assim, será possível que você consiga encontrar as seguintes opções:
- Otoscópio MD Omni 3000 Xenon;
- Otoscópio Pocket Junior 22840 Welch Allyn;
- Otoscópio Pocket Led 22870 Ônix Welch Allyn;
- Otoscópio Mini;
- Otoscópio de Led e Fibra Óptica Com Estojo.
Quanto custa um otoscópio?
Você conseguirá encontrar otoscópios menos vantajosos e com menor eficácia por um valor de 240 reais, aproximadamente.
Já os otoscópios profissionais de fibra óptica são as melhores opções, e possuem um preço mais elevado, de aproximadamente R$620 reais. Pode ser um investimento alto, mas com certeza irá te ajudar a obter os diagnósticos com uma maior eficácia.
Como é feito o exame de otoscopia?
O exame de otoscopia é feito de uma forma bastante simples e fácil e sem dor. Com isso, para que o exame no seu ouvido seja feito, só existe a necessidade de o paciente sentar, e o otoscópio é inserido no ouvido.
Com isso, o médico ajusta a luz necessária e, além disso, pode ter maior precisão devido à lente que está presente neste aparelho. Assim, caso haja algum problema, é possível identificá-lo.
Como escolher um otoscópio?
No otoscópio, você pode ver claramente que ele possui um cone. Esse cone é a parte inserida no ouvido do paciente. Geralmente, ele possui uma medição de 4 mm.
Porém, caso você deseje optar por tamanhos de cones maiores, saiba que isto será possível e assim, você poderá utilizar o mesmo otoscópio, fazendo apenas a mudança do cone.
Além disso, o melhor é que você escolha um otoscópio que possua fibra óptica e de led.
Como higienizar o otoscópio?
Como o otoscópio é um tipo de instrumento que não é descartável e utilizado em muitos pacientes, é necessário que a sua higienização seja feita da forma correta, para não haver a contaminação de pacientes.
Com isso, é necessário que você faça a limpeza de forma correta, sendo indicado que você realize a higienização do otoscópio com álcool 70%.
Esse tipo de produto é o responsável pela esterilização de uma série de outros instrumentos médicos e é capaz de desinfectar e trazer segurança aos pacientes. Então, realize a higienização do mesmo de forma correta, antes de usá-lo em outro paciente.
Agora que você conhece mais sobre o otoscópio, compartilhe esse artigo com seus colegas!