O que é segmentação geográfica
Você já ouviu falar em segmentação geográfica ou sabe para que serve? Isso poderá melhorar os resultados na sua empresa, afinal, todo tipo de segmentação possui um objetivo, que é alcançar um público específico de pessoas e gerar resultados através desta segmentação.
A seguir, vamos entender mais sobre a segmentação geográfica, incluindo sua importância e muito mais. Confira!
O que é segmentação geográfica e por que é importante
A segmentação geográfica se trata de uma estratégia de marketing que irá envolver a divisão do mercado por segmentos, ou seja, será feita uma divisão e a empresa irá trabalhar o marketing em cima de uma dessas parcelas. Neste caso, a divisão é feita a partir de características geográficas.
Através dessa estratégia de segmentação, é possível reconhecer as necessidades, preferências e até mesmo comportamentos de consumidores em um determinado local, o que irá influenciar na forma como a empresa irá agir para chamar a atenção deste público.
Através da segmentação geográfica, é considerado o país onde o usuário vive, seu estado, cidade, bairro e, claro, demais informações e características mais detalhadas sobre a geolocalização. Além disso, podem ser definidos a partir do clima, tamanho do mercado, idioma, cultura, dentre outros.
Quanto à sua importância, saiba que a segmentação geográfica irá contribuir para melhor compreensão das necessidades dos usuários em um determinado local, possibilitando criar uma comunicação mais específica para aquele público segmentado e gerar uma estratégia de marketing muito mais eficaz. Ou seja, é muito importante para os negócios.
Como realizar a segmentação geográfica eficazmente
Para que consiga realizar uma segmentação geográfica eficaz, você, primeiramente, precisará realizar uma boa coleta de dados antes de tudo, afinal, a partir desses dados será possível realizar a segmentação.
Tenha muito bem definido quais serão os critérios para a segmentação, para garantir que tenha tudo que precisa para essa situação específica. Falta de informação poderá prejudicar a sua segmentação e gerar resultados ruins no final.
Você também precisará realizar uma análise de dados e, em seguida, realizar o agrupamento para começar a montar a sua segmentação. Por exemplo, sua segmentação pode ser dividida em população rural e população urbana.
Avaliar o potencial do mercado também é indispensável, afinal, não vale a pena investir em algo que não gera lucro, certo? Faça essa avaliação e, depois disso, comece a montar sua estratégia adaptada para o público que foi segmentado.
Claro, não se esqueça de realizar um acompanhamento adequado dos dados e métricas para se certificar de que tudo está indo bem na segmentação.
Como usar a segmentação geográfica para aprimorar sua estratégia de marketing
Se você deseja utilizá-la para aprimoramento de sua estratégia, faça o seguinte:
Personalizando a mensagem e o conteúdo para cada segmento geográfico
A partir da segmentação geográfica realizada, é possível personalizar a comunicação que irá utilizar com o seu público, tanto na mensagem quanto nos demais conteúdos presentes na estratégia. Assim, você terá conteúdos exclusivos para cada um dos segmentos geográficos que você criou.
Por exemplo, poderá utilizar uma comunicação para o público rural segmentado e outra para o público urbano, afinal, os interesses, necessidades e comportamentos de compra em cada um desses casos são diferentes e a forma que você irá comunicar é importante para garantir bons resultados.
Assim, você consegue manter uma boa conexão entre empresa e cliente, se tratando de uma comunicação muito mais direta e específica.
Adaptando sua estratégia de preços com base nas diferenças geográficas
Você ainda poderá adaptar sua estratégia de preços com base nas diferenças geográficas, o que é muito comum de acontecer nas estratégias de marketing – afinal, funciona.
Você poderá utilizar essa segmentação criada para adaptar sua estratégia em relação aos preços dos produtos e/ou serviços, de acordo com a geolocalização.
Para isso, é levado em conta vários fatores, como o custo de vida do local, as preferências de preços para cada região listada, dentre outros detalhes.
Usando a segmentação geográfica para identificar oportunidades de expansão de mercado
Por fim, utilize a segmentação geográfica para identificar oportunidades de expansão para o seu negócio no mercado. Isso mesmo, é possível fazer isso utilizando essa estratégia de marketing através de plataforma de SEO local.
A partir de toda análise feita, é possível identificar quais são os mercados que possuem maior potencial de crescimento, assim como os que não irão dar lucros – o que também contribui para evitar maus negócios.