Sete dicas para ajudar a ser mais efetivo nos estudos

Com o final do semestre letivo chegando, os alunos estão experimentando níveis elevados de ansiedade enquanto se esforçam para manter boas notas. Embora seja importante lembrar-se de não se estressar, a importância de estudar também deve ser lembrada. Existem vários métodos sobre como estudar para testes, mas pode ser difícil encontrar um eficiente. Aqui estão algumas dicas úteis para usar na preparação para o seu próximo teste!

Tente encontrar o melhor método de estudo para você

Lembre-se, todos aprendem de maneira diferente e cada um aprende melhor com métodos diferentes. Não tenha medo de tentar outros métodos antes de encontrar aquele que funciona para você. Boa sorte!

Crie um cronograma de estudos

Com tantas tarefas diferentes, os alunos dificilmente conseguem acompanhar cada uma delas. Crie uma lista para cada dia da semana e anote as coisas que você precisa fazer a cada dia. Se você quiser se aprofundar mais, defina um limite de tempo para cada tarefa e conclua-a durante o tempo programado. Dessa forma, você pode passar o dia sabendo o que fazer e, ao mesmo tempo, gerenciar seu tempo com mais eficiência. Não se esqueça de se dar algumas pausas!

Use os recursos do seu professor

Se o seu professor tiver quaisquer guias de estudo ou recursos, use-os. Eles ensinam centenas de alunos a cada ano, para que possam definitivamente ajudá-lo a entender melhor seu material.

Faça uma lista de tópicos

Com tantas coisas para lembrar para cada teste, tente dividi-lo em partes mais gerenciáveis. Se você fizer uma lista dos tópicos que estarão no teste, poderá se preparar para isso com uma mentalidade mais clara e saber o que estudar em seguida. Lembre-se de revisar os assuntos que definitivamente estarão na prova, depois passe para os detalhes menos importantes.

Revise as atribuições anteriores

Revisar suas atribuições anteriores pode ajudá-lo a identificar seus pontos fracos. Isso ajuda você a escolher as coisas nas quais você precisa se concentrar e se preocupar menos com os tópicos que você conhece melhor.

Não memorize o material

Ao memorizar os fatos e detalhes do assunto, você não consegue entender o assunto todo. Tente entender todo o conceito primeiro, porque isso pode levar você a aprender mais detalhes menores. Além disso, se você tentar memorizar, esquecerá tudo em poucos dias, enquanto entender o quadro geral pode durar muito mais.

Lembre-se de testar a si mesmo

Embora a maioria dos estudos envolva reaprender informações do passado, lembre-se também de testar a si mesmo. Use testes práticos para saber do que você é capaz, e não apenas releia repetidamente.