Guia completo para encontrar o melhor terapeuta para suas necessidades

À medida que os tabus finalmente desaparecem e a eficácia dos serviços terapêuticos começa a ser aceita, mais e mais pessoas estão experimentando a terapia. A terapia pode ser uma jornada transformadora para uma paisagem interior rica, aterrorizante e bela do eu. E uma vez que uma pessoa decide começar a jornada interior da terapia, o próximo passo é encontrar o melhor terapeuta para suas necessidades. Perguntamos a dois especialistas em saúde mental como fazer exatamente isso.

Decidir experimentar a terapia

As pessoas podem querer tentar a terapia por muitas razões. “Na maioria das vezes, alguém está lutando emocionalmente ou está preocupado com o fato de estar sofrendo de um problema de saúde mental – mas essa não é a única razão pela qual alguém pode procurar terapia”, diz GinaMarie Guarino, conselheira de saúde mental licenciada. “As pessoas também procuram terapia para lidar com problemas de relacionamento, desafios de gerenciamento de estresse, solidão, para aprender a construir auto-estima e desenvolver habilidades de comunicação assertiva. ou para aprender a lidar com a dor e a perda.”

Também pode haver razões mais sérias para procurar terapia: os problemas de saúde mental de algumas pessoas são graves, diz Meghan Marcum, psicóloga chefe da AMFM Healthcare, e elas podem estar lutando com pensamentos suicidas ou comportamentos obsessivo-compulsivos que são atrapalhando sua capacidade de funcionar.

“Experiências traumáticas do passado também podem ser uma razão para procurar tratamento, e muitas vezes vemos sintomas traumáticos em veteranos, socorristas e indivíduos que foram vítimas de abuso”, diz Marcum. “Às vezes, as referências vêm de um médico ou dos tribunais para ajudar as pessoas a lidar com vícios ou distúrbios alimentares”.

Não importa o motivo da escolha de iniciar a terapia, ela é válida. Esta é uma jornada altamente pessoal. Lembre-se de aplaudir a si mesmo por dar esse passo à frente para cuidar de sua saúde mental.

Tipos de terapia

Existem muitos tipos de terapia, e diferentes modalidades podem ser mais adequadas para diferentes pessoas, dependendo de suas necessidades específicas.

Terapia de casais

“A terapia de casal ajuda os casais a aprender a se reconectar e a lidar com problemas de relacionamento”, diz Guarino. A terapia de casais, também chamada de aconselhamento de casais ou aconselhamento matrimonial, pode ser útil para casais que passam por momentos realmente turbulentos ou para casais que desejam aprofundar sua conexão, confiança ou habilidades de comunicação.

Terapia cognitiva

De acordo com Guarino, a terapia cognitiva ajuda a pessoa a aprender como seus pensamentos negativos podem desencadear sentimentos prejudiciais. A terapia cognitiva baseia-se na ideia de que mudar a maneira como alguém pensa sobre um evento pode melhorar seu estado mental porque os problemas podem ter surgido devido a erros de raciocínio. Esse tipo de terapia pode funcionar para pessoas que encontram conforto em raciocinar com seus pensamentos.

Terapia comportamental

“A terapia comportamental utiliza diferentes métodos, como reforço, modelagem e consequências para modificar comportamentos indesejados”, explica Guarino. A terapia comportamental também pode ser combinada com a terapia cognitiva para uma modalidade chamada terapia cognitivo-comportamental (TCC), que identifica padrões de pensamento destrutivos e usa uma ampla gama de estratégias para ajudar as pessoas a superar esses padrões de pensamento.

Terapia Comportamental Dialética

A terapia comportamental dialética (TCD) é uma forma modificada da TCC mencionada acima. “A TCD ensina habilidades desafiadoras de pensamento consciente e habilidades de aceitação para lidar com o estresse ou emoções dolorosas”, diz Guarino. A TCD foi originalmente destinado a tratar o transtorno de personalidade limítrofe, mas foi adaptado para tratar outras condições de saúde mental também.

Terapia focada na solução

A terapia breve focada na solução é uma terapia orientada a objetivos, e as circunstâncias passadas não são visadas nesta forma de terapia. De acordo com Guarino, a terapia focada na solução ajuda a pessoa a aprender habilidades de resolução de problemas e definição de metas. Não é para quem quer falar de experiências passadas.

Terapia centrada na pessoa

Na terapia centrada na pessoa, o terapeuta dá um passo atrás e deixa o cliente assumir a liderança. Esse modelo de terapia também é conhecido como terapia centrada no cliente, uma abordagem humanista na qual o terapeuta serve como guia para a jornada de autodescoberta de uma pessoa.

Entrevista motivacional

“A entrevista motivacional é outra modalidade que pode ajudar as pessoas que estão lutando para fazer mudanças em sua vida, como as que sofrem com o vício”, diz Marcum. A entrevista motivacional é um método que ajuda a resolver a insegurança e a ambivalência para descobrir uma faísca interna que ajudará a pessoa a mudar seu comportamento. Este é geralmente um processo de curto prazo que é empático e considera a dificuldade em fazer mudanças de vida duradouras.

Terapia psicodinâmica

A terapia psicodinâmica é uma forma de terapia da fala que ajuda as pessoas a descobrir e reconhecer emoções reprimidas e como as influências inconscientes estão afetando seu comportamento cotidiano. Marcum diz que a terapia psicodinâmica é para aqueles que querem explorar seu passado e como ele moldou seus pensamentos e comportamentos atuais.

Terapia existencial

“A terapia existencial ajuda as pessoas a explorar o propósito na vida, morte e liberdade versus responsabilidade”, diz Marcum. A terapia existencial geralmente se concentra na busca de significado e enfatiza a capacidade de fazer escolhas racionais e desenvolver seu potencial mais alto. Esse tipo de terapia também reconhece que a ansiedade é uma parte natural da experiência humana, o que é um alívio para muitas pessoas que podem estar constantemente afugentando a ansiedade. E se houver uma maneira de existir ao lado disso?

Terapia transpessoal

Embora muitas das formas de terapia listadas aqui se concentrem em melhorar a saúde mental, a terapia transpessoal usa a abordagem holística de abordar as necessidades sociais, emocionais, criativas e intelectuais através das lentes da cura espiritual. Há ênfase na mente aberta, honestidade radical e autoconsciência derivada tanto do terapeuta quanto do cliente.

Modalidades específicas do trauma

Existem muitas modalidades terapêuticas específicas de trauma para a cura. “Modalidades específicas de trauma, como dessensibilização e reprocessamento de movimentos oculares ou Terapia de Resolução Acelerada, ajudam as pessoas a trabalhar com memórias traumáticas passadas usando estimulação bilateral”, explica Marcum. Se você está vindo para a terapia para lidar com traumas passados, saiba o quão corajoso você é por se mostrar dessa maneira.

Como encontrar um terapeuta

1. Pesquise bancos de dados online.

Existem muitos bancos de dados on-line para ajudar a conectar as pessoas a um terapeuta que atenda bem às suas necessidades e preferências.

2. Peça referências.

“Muitas vezes, as referências para terapia vêm de perguntar a amigos ou familiares com quem eles podem ter trabalhado no passado”, diz Marcum. Isso normalmente não é um conflito de interesses, devido aos procedimentos de confidencialidade que os terapeutas têm em vigor. Se você se sentir confortável com isso, conversar com os entes queridos e se conectar com os conselheiros por meio do boca a boca é uma opção comum e eficaz para encontrar um terapeuta que seja examinado pessoalmente pelas pessoas em quem você confia.

Você também pode pedir referências de seu médico principal, sua companhia de seguros ou outros profissionais de saúde com quem você já trabalha, diz Guarino.

3. Veja as credenciais.

Os terapeutas só podem praticar legalmente em estados onde têm uma licença, então Guarino recomenda procurar alguém que seja especificamente licenciado em seu estado. Se você tem um diagnóstico específico para o qual deseja ajuda, Marcum também diz que é importante encontrar alguém que tenha formação ou experiência especializada nessa área da saúde mental.

Você também pode ver o treinamento e as credenciais que eles têm para ver como a experiência profissional deles se alinha às suas necessidades. “Também é uma boa ideia verificar suas credenciais e ver se houve algum problema com seu trabalho”, acrescenta Marcum.

4. Considere o seguro.

Alguns planos de seguro cobrem sessões de terapia, enquanto outros não. Se você tiver seguro, pergunte à sua companhia de seguros o que está coberto pelo seu plano. Sua companhia de seguros pode fornecer uma lista de conselheiros na rede, ou você pode retornar a um banco de dados online e inserir suas informações de seguro para restringir sua pesquisa aos profissionais que aceitam seu seguro.

Se você não tem seguro, ainda existem maneiras acessíveis de acessar a terapia, incluindo procurar serviços sociais locais, encontrar terapeutas que ofereçam opções de escala variável, benefícios para deficientes e muito mais.

Escolhendo o terapeuta certo para você

Pesquisas sugerem que um dos fatores mais importantes na terapia é o relacionamento que você tem com seu terapeuta , portanto, certifique-se de encontrar alguém com quem você se conecte – o que significa que eles o apoiam e você os considera úteis e confiáveis. “Você quer procurar um terapeuta especializado em sua necessidade específica e quer garantir que se sinta confortável com o terapeuta que escolher”, diz Guarino.

De acordo com a pesquisa da American Psychological Association, trabalhar com um terapeuta com o qual você pode se relacionar pessoalmente, sentir-se seguro e que adaptará o tratamento ao seu histórico individual (incluindo sua cultura, gênero, orientação sexual, religião e muito mais) leva a melhores resultados terapêuticos. Um terapeuta relacionável que mostra interesse genuíno em você, sua identidade e seu processo de crescimento único estabelece uma base de confiança para que você se sinta mais seguro para revelar lentamente todas as partes do seu eu mais autêntico.

Para ajudá-lo a descobrir se um terapeuta em potencial é a opção certa, Guarino observa que os terapeutas geralmente oferecem uma consulta de 15 minutos, para que você possa conhecer seu terapeuta em potencial antes de iniciar as sessões. Durante sua consulta, você pode fazer perguntas como “como você pode me ajudar a resolver minhas preocupações?” e “o que posso esperar durante nossas sessões?” Você também pode perguntar sobre suas preocupações financeiras, opções de agendamento e disponibilidade do terapeuta durante a consulta de 15 minutos.

Perguntas para fazer em sua primeira sessão.

As perguntas certas para fazer em sua sessão variam de indivíduo para indivíduo, mas aqui estão algumas comuns, de acordo com Marcum e Guarino:

  • Como você pode me ajudar a resolver minhas preocupações?
  • O que posso esperar durante nossas sessões?
  • Que tipos de terapia ou modalidades de terapia você oferece?
  • Você tem algum treinamento especializado ou experiência trabalhando com (seu problema)?
  • Quanto tempo você espera que meu tratamento dure?
  • Há quanto tempo você está licenciado?
  • Você oferece sessões presenciais, sessões online ou ambas?
  • Você está disposto a consultar outras pessoas sobre meu tratamento (família, psiquiatra, etc.)?

Conclusão

No final do dia, este artigo destina-se a servir como um guia útil. Encontrar um terapeuta é uma questão altamente pessoal, e muito disso se resume a tentativa e erro e a ouvir ferozmente a própria intuição quando se trata de confiança e conexão dentro de um relacionamento terapêutico. Se um relacionamento ou modalidade não lhe serve, não há problema em continuar em seu caminho e tentar algo ou outra pessoa.

Quando uma conexão genuína é estabelecida dentro do recipiente paciente-cliente, existe o potencial para que a magia ocorra na forma de ser visto, ouvido e permitido expressar o coração aberta e livremente.