4 melhores dicas de redação para o ENEM

Tempo de leitura: 3 minutos

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o maior vestibular do Brasil, e a avaliação de redação é a mais temida entre os concorrentes, devido a grande dificuldade em alcançar a nota máxima. Quer saber como se sair bem nesta etapa da prova? tenho algumas dicas para você! 

Criado em 1998, o Enem surgiu a fim de verificar o desempenho dos alunos no ensino médio. Desde a criação, passou por diversas alterações e, atualmente, é utilizado como vestibular para a universidade. 

Existem alguns programas do Governo Federal como o Prouni, Sisu e Fies que utilizam a nota do Enem para classificação dos candidatos aprovados. Desta forma, a prova de redação é o requisito mais cobrado para análise da capacidade mental do aluno.

Acompanhe as 4 melhores dicas de redação para o Enem, que preparamos especialmente para você!

melhores dicas de redação para o ENEM 1

1# Pratique possíveis temas de redação

Sabemos que o tema da redação do Enem só é revelado no momento da prova. Entretanto, é importante pesquisar possíveis assuntos, ficar atualizado entre as notícias que estão acontecendo no mundo, e praticar muito todos os temas que possam ser cobrados.

Com base em temas já cobrados, podemos analisar que geralmente são assuntos que estão dando o que falar nacionalmente. Vejamos alguns temas dos anos anteriores:

  • O indivíduo frente à ética nacional – 2009;
  • O trabalho na construção da dignidade humana – 2010;
  • O movimento imigratório para o Brasil no século XXI – 2012;
  • Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil – 2013.

Na prova do Enem o tema da redação não é dado somente como “título” a ser estruturado, e sim através de textos motivadores, podendo ser de trechos de jornais, publicidade, revistas e livros.

Para realizar uma dissertação dentro do tema de forma correta, é imprescindível ler cuidadosamente os textos motivadores, e com base nisso, realizar o seu texto.

2# Conheça o modelo de redação

O texto de redação deve ser feito no modelo dissertativo-argumentativo em prosa, com o objetivo de convencer o leitor do seu posicionamento. O concorrente tem de mostrar um ponto de vista em relação ao tema, demonstrando diversos argumentos consistentes a fim de tentar convencer o leitor sobre seus critérios.

Por fim, o texto deve ser finalizado com uma proposta de solução respeitando os direitos humanos. Além disso, o modelo de texto dissertativo precisa ser realista e, dentro do tema solicitado.

3# Defina um posicionamento no assunto

No dia da avaliação do Enem, você precisa analisar o tema proposto e criar um posicionamento diante dele, se é contra ou a favor. Com isso, a tese é definida e você só precisa utilizar de argumentos para sustentar o seu ponto de vista.

Muitas vezes, os candidatos acabam se atrapalhando na hora de demonstrar uma opinião, e isso faz com que o texto fique confuso, sem um posicionamento convicto. Portanto, antes de começar a redação, reflita bem sobre o tema e após isso comece o seu texto. 

4# Estrutura da redação

A redação do Enem deve ser realizada de forma dissertativa, seguindo a estrutura correta para a organização, que deve ser:

  1. Introdução;
  2. Desenvolvimento;
  3. Conclusão.

Na prova de redação do Enem, o candidato que conseguir desenvolver uma redação bem argumentada e seguindo a estrutura correta, é avaliado conforme dados apontados no decorrer do texto.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!