Guia completo para encontrar o melhor terapeuta para suas necessidades

À medida que os tabus finalmente desaparecem e a eficácia dos serviços terapêuticos começa a ser aceita, mais e mais pessoas estão experimentando a terapia.

A terapia pode ser uma jornada transformadora, e uma vez que uma pessoa decide começar essa jornada interior, o próximo passo é encontrar o melhor terapeuta para suas necessidades. Por isso, reunimos as dicas de dois especialistas em saúde mental como fazer isso corretamente.

Motivos que levam uma pessoa a experimentar a terapia

As pessoas podem querer tentar a terapia por muitas razões. “Na maioria das vezes, alguém está lutando emocionalmente ou está preocupado com o fato de estar sofrendo com um problema de saúde mental, mas essa não é a única razão pela qual alguém pode procurar terapia”, diz GinaMarie Guarino, conselheira de saúde mental licenciada.

“As pessoas também procuram a terapia para lidar com problemas de relacionamento, desafios de gerenciamento de estresse, solidão, aprender a construir autoestima e desenvolver habilidades de comunicação assertiva ou para aprender a lidar com a dor e a perda.”

Também pode haver razões mais sérias pelas quais alguém procura terapia. Os problemas de saúde mental de algumas pessoas são graves, diz Meghan Marcum, psicóloga chefe da AMFM Healthcare, e elas podem estar lutando com pensamentos suicidas ou comportamentos obsessivo-compulsivos.

“Experiências traumáticas do passado também podem ser uma razão para procurar tratamento, e muitas vezes vemos sintomas traumáticos em indivíduos que foram vítimas de abuso”, diz Marcum. “Às vezes, as referências vêm de um médico ou dos tribunais para ajudar as pessoas a lidar com vícios ou distúrbios alimentares”.

Não importa o motivo que leva uma pessoa a iniciar a terapia, ele é válido. A pessoa que decide iniciar a terapia está dando um passo à frente para cuidar de sua saúde mental.

Tipos de terapia

Existem muitos tipos de terapia, e diferentes modalidades podem ser mais adequadas para diferentes pessoas, dependendo de suas necessidades específicas.

Terapia de casais

“A terapia de casal ajuda casais a se reconectarem e a lidar com problemas de relacionamento”, diz Guarino. A terapia de casais, também chamada de aconselhamento de casais ou aconselhamento matrimonial, pode ser útil para casais que passam por momentos turbulentos ou para casais que desejam aprofundar sua conexão, confiança ou habilidades de comunicação.

Terapia cognitiva

De acordo com Guarino, a terapia cognitiva ajuda a pessoa a aprender como seus pensamentos negativos podem desencadear sentimentos prejudiciais.

A terapia cognitiva baseia-se na ideia de que mudar a maneira como alguém pensa sobre algo pode melhorar seu estado mental porque os problemas podem ter surgido devido a erros de raciocínio.

Terapia comportamental

“A terapia comportamental utiliza diferentes métodos, como reforço, modelagem e consequências para modificar comportamentos indesejados”, explica Guarino.

A terapia comportamental também pode ser combinada com a terapia cognitiva para uma modalidade chamada terapia cognitivo-comportamental (TCC), que identifica padrões de pensamento destrutivos e usa uma ampla gama de estratégias para ajudar as pessoas a superar esses padrões de pensamento.

Terapia Comportamental Dialética

A terapia comportamental dialética (TCD) é uma forma modificada da TCC mencionada acima. “A TCD ensina habilidades de pensamento consciente e habilidades de aceitação para lidar com o estresse ou emoções dolorosas”, diz Guarino.

A TCD foi originalmente destinada a tratar o transtorno de personalidade limítrofe, mas foi adaptada para tratar outras condições de saúde mental.

Terapia focada na solução

Essa é uma terapia orientada a objetivos, e as circunstâncias passadas não são visadas nesta forma de terapia. De acordo com Guarino, a terapia focada na solução ajuda a pessoa a aprender habilidades de resolução de problemas e definição de metas.

Terapia centrada na pessoa

Na terapia centrada na pessoa, o terapeuta dá um passo atrás e deixa o cliente assumir a liderança. Esse modelo de terapia também é conhecido como terapia centrada no cliente, uma abordagem humanista na qual o terapeuta serve como guia para a jornada de autodescoberta de uma pessoa.

Entrevista motivacional

“A entrevista motivacional é outra modalidade que pode ajudar as pessoas que estão lutando para fazer mudanças em sua vida, como as que sofrem com o vício”, diz Marcum.

A entrevista motivacional é um método que ajuda a resolver a insegurança e a ambivalência, de forma que isso ajude a pessoa a mudar seu comportamento. Este é geralmente um processo de curto prazo que é empático e considera a dificuldade em fazer mudanças de vida duradouras.

Terapia psicodinâmica

A terapia psicodinâmica é uma forma de terapia que ajuda as pessoas a descobrirem e reconhecerem emoções reprimidas e como as influências inconscientes estão afetando seu comportamento cotidiano. Marcum diz que a terapia psicodinâmica é para aqueles que querem explorar seu passado e como ele moldou seus pensamentos e comportamentos atuais.

Terapia existencial

A terapia existencial geralmente se concentra na busca de significado e enfatiza a capacidade de fazer escolhas racionais e desenvolver seu potencial mais alto.

Esse tipo de terapia também reconhece que a ansiedade é uma parte natural da experiência humana, o que é um alívio para muitas pessoas que podem estar constantemente afugentando a ansiedade. E se houver uma maneira de conviver com isso de forma positiva?

Terapia transpessoal

Embora muitas das formas de terapia listadas aqui se concentrem em melhorar a saúde mental, a terapia transpessoal aborda as necessidades sociais, emocionais, criativas e intelectuais através da cura espiritual.

Modalidades específicas de trauma

Existem muitas modalidades terapêuticas específicas para tratar diferentes tipos de traumas. “Modalidades específicas de trauma ajudam as pessoas a trabalhar com memórias traumáticas passadas usando estimulação bilateral”, explica Marcum. Se você está vindo para a terapia para lidar com traumas passados, saiba o quão corajoso você é por fazer isso.

Como encontrar um terapeuta

1. Faça pesquisas online.

Existem muitos bancos de dados online para ajudar a conectar as pessoas a um terapeuta que atenda bem às suas necessidades e preferências.

2. Peça referências.

“Muitas vezes, as referências para terapia vêm de perguntas a amigos ou familiares com quem eles podem ter experiências no passado”, diz Marcum. Isso normalmente não é um conflito de interesses, devido aos procedimentos de confidencialidade que os terapeutas têm em vigor.

Se você se sentir confortável com isso, conversar com os entes queridos é uma opção comum e eficaz para encontrar um terapeuta que possua a confiança das pessoas em que você confia.

Você também pode pedir referências de seu médico, sua companhia de seguros ou outros profissionais de saúde que você possua confiança, diz Guarino.

3. Veja as credenciais.

Os terapeutas só podem exercer sua função legalmente em estados onde têm uma licença, então Guarino recomenda procurar alguém que seja licenciado em seu estado. Se você tem um diagnóstico específico para o qual deseja ajuda, Marcum também diz que é importante encontrar alguém que tenha formação ou experiência especializada nessa área.

Você também pode verificar como a experiência profissional deles se alinha às suas necessidades. “Também é uma boa ideia verificar suas credenciais e ver se houve algum problema com seu trabalho”, acrescenta Marcum.

4. Considere o seguro.

Alguns planos de seguro cobrem sessões de terapia, enquanto outros não. Se você tiver um seguro, pergunte à sua companhia de seguros o que está coberto pelo seu plano. Sua companhia de seguros pode fornecer uma lista de profissionais na rede.

Se você não tem seguro, ainda existem maneiras acessíveis de ter acesso a terapia, incluindo procurar serviços sociais locais, benefícios para deficientes e mais.

Escolhendo o terapeuta certo para você

Pesquisas sugerem que um dos fatores mais importantes na terapia é o relacionamento que você tem com seu terapeuta. Portanto, certifique-se de encontrar alguém com quem você se conecte, ou seja, alguém que o apoia e você considere confiável.

“Você quer procurar um terapeuta especializado em sua necessidade específica e quer garantir que se sinta confortável com o terapeuta que escolher”, diz Guarino.

De acordo com uma pesquisa, trabalhar com um terapeuta com o qual você pode se relacionar pessoalmente, sentir-se seguro e que adaptará o tratamento ao seu histórico individual, como sua cultura, gênero, orientação sexual ou religião, leva a melhores resultados terapêuticos.

Quando um terapeuta mostra interesse genuíno em você, sua identidade e seu processo de crescimento único estabelece uma base de confiança para que você se sinta mais seguro para revelar lentamente todas as partes do seu eu mais autêntico.

Para ajudá-lo a descobrir se um terapeuta é a opção certa, Guarino observa que os terapeutas geralmente oferecem uma consulta gratuita, para que você possa conhecer seu trabalho antes de iniciar as sessões.

Durante sua consulta, você pode fazer perguntas do tipo “como você pode me ajudar a resolver minhas preocupações?” e “o que posso esperar durante nossas sessões?” Você também pode perguntar sobre suas preocupações financeiras, opções de agendamento e disponibilidade do terapeuta.

Perguntas para fazer em sua primeira sessão.

As perguntas certas para fazer em sua sessão variam de indivíduo para indivíduo, mas aqui estão algumas comuns, de acordo com Marcum e Guarino:

  • Como você pode me ajudar a resolver minhas preocupações?
  • O que posso esperar durante nossas sessões?
  • Que tipos ou modalidades de terapia você oferece?
  • Você tem algum treinamento especializado ou experiência trabalhando com (seu problema)?
  • Quanto tempo você espera que meu tratamento dure?
  • Há quanto tempo você está licenciado?
  • Você também oferece sessões sessões online?

Conclusão

Encontrar um terapeuta é uma questão altamente pessoal, e muito disso se resume a tentativa e erro e a ouvir a própria intuição quando se trata de confiança e conexão dentro de um relacionamento terapêutico. Se um relacionamento ou modalidade não lhe serve, não há problema em continuar em seu caminho e tentar algo diferente.