Como vender seu estoque parado

Manter um estoque organizado e com fluxo correto de entrada e saída pode não ser uma tarefa simples, mas é muito gratificante alcançar essa façanha. Não existe coisa pior do que ver suas mercadorias se amontoando sem previsão de venda. Daí nasce o estoque parado.

Neste post você vai aprender algumas estratégias importantes que o ajudarão a manter seu estoque sempre perfeito e até zerar aquelas mercadorias que acabam ficando encalhadas por meses. 

Catalogue seu estoque

Antes de tudo você precisa conhecer os produtos que você tem em seu estoque. Com calma e paciência, anote tudo o que está guardado. É importante que tudo seja identificado e discriminado de acordo com sua categoria.

Por exemplo, uma loja de calçados pode catalogar seus produtos e anotar tamanho, modelo, cor, marca e etc. Isso vai ajudar a compreender como ele foi parar no fundo do estoque e como ele deverá sair. 

Portanto, o primeiro passo é saber exatamente o que está encalhado para só depois começar a pensar em uma estratégia para tirá-lo de lá. Esse processo pode ser acelerado por um programa ou software adequado para esse fim. 

Tenha um planejamento

Agora, com todo seu estoque anotado, é hora de começar a planejar sua saída. Você  vai precisar definir:

  • Qual mercadoria precisa ser vendida rapidamente;
  • Quais itens podem receber um bom desconto para encher os olhos dos cliente;
  • Quais as estratégias de venda adequadas para aplicar em sua venda.

Mas, calma! Lembre-se de que essa é uma etapa extremamente importante, da qual dependerá o sucesso de suas ações. 

Portanto, se você tem outros negócios pendentes ou algumas outras ações primordiais, planeje essa venda de estoque sem pressa, um pouco todos dias. 

Nesses casos, o ideal é separar alguns instantes do seu dia para se dedicar exclusivamente a esse planejamento e deter-se nele sem interferências ou distrações. É importante ter em mente que você deve traçar uma meta alcançável, nada de exageros. 

Crie campanhas em suas redes sociais

Depois de definir as prioridades e estabelecer suas estratégias de venda, é hora de colocar tudo em prática. O melhor jeito de fazer as coisas acontecerem é fazer suas ideias chegarem ao público.

Sendo assim, um bom lugar para iniciar a sua campanha de movimentação de estoque são as redes sociais. É lá que você vai poder atrair seus clientes e levá-los ao seu site e fazê-los comprar seus produtos. 

Crie campanhas e anúncios chamativos; invista em imagens atraentes e ofertas ainda mais fantásticas. As redes sociais podem fazer um verdadeiro milagre nas vendas e você vai perceber isso rapidamente.

Considere promoções de combos

Agora é um bom momento para lançar aquela promoção bastante popular do tipo “compre 1 e leve 2”. Essa é uma estratégia usada por muitos lojistas e tem ajudado a zerar estoques em todo o mundo. 

Primeiramente, você deve conhecer os interesses de seus clientes, para não sair montando combos aleatórios, sem qualquer conexão. Esse estudo pode ser feito com base em seu perfil de compra e seu comportamento como consumidor. 

Em seguida, deve montar, com base nisso, os combos. O ideal é que as promoções sejam reais, que os abatimentos nos valores sejam significativos e que haja vantagem verdadeira para o comprador. 

Nessas vendas casadas, o recomendado é reunir em um combo itens que se complementam como:  flores+chocolates, vinho+frios, calçados+meias, camisetas+bermudas e por aí vai. Criar pacotes de produtos avulsos ou sem qualquer conexão não vai vender, tenha isso em mente.

Crie um outlet permanente em sua loja virtual

Muitas lojas com estoques maiores, ou que investem em novas coleções constantemente, optam por uma seção de Outlet constante em sua loja. Essa é uma boa opção para evitar produtos encalhados e fora de linha.

Porém, lembre-se de que essa também é uma opção que pode trazer prejuízos se não for bem planejada. É preciso definir bem o momento de colocar algum produto em liquidação, até mesmo para não desvalorizá-lo. 

Aposte em frete grátis

Uma boa opção para quem tem pressa em vender ou tem clientes em diversas partes do país é oferecer frete grátis para seus clientes. Talvez não seja fácil de conseguir, mas você pode tentar.

Primeiro, estude se sua margem de lucro pode diminuir um pouco para poder vender. Analise se vale mais a pena o produto parado esperando por uma saída em preço comum ou se dá pra vender lucrando menos e arcando com as despesas do frete.

Além disso, algumas empresas conseguem frete fixo de acordo com o contrato que fecham com a empresa de entrega. Isso também pode ser avaliado. Caso não consiga zerar o frete, vale estudar a possibilidade de conseguir um desconto. 

Facilite o pagamento

Coloque à disposição de seu cliente a maior variedade possível de formas de pagamento. Muita gente acaba desistindo da compra por não poder usar um meio viável. 

Portanto, estude os hábitos de seus clientes, conheça como trabalham seus concorrentes diretos e facilite o pagamento para agilizar a tomada de decisão e evitar os itens abandonados nos carrinhos de compra. 

Além dos boletos e cartões de crédito, agora existem o Pix e os links de pagamento. Disponibilize um link pelo qual seu cliente entra em contato diretamente com a parte financeira para agilizar e efetuar o pagamento sem problemas. 

Esse pode ser um fator decisivo, então avalie essa possibilidade e implemente o quanto antes. 

Conclusão

Vender um estoque parado parece impossível, principalmente quando você olha para ele e o vê abarrotado de mercadorias que não deveriam estar lá. Mas, calma! Com um pouco de planejamento e atitudes corretas, você vai se livrar rapidamente de cada item.

Comece acreditando na sua capacidade de vender, crie uma estratégia e siga à risca cada parte do roteiro. Defina bem sua meta e não pare até que tudo esteja finalizado. As dicas expostas aqui vão direcionar você com responsabilidade. 

Finalmente você verá seu estoque limpo e pronto para receber os novos produtos. Tudo é uma questão de tempo e compromisso. Não se apavore, trabalhe duro e desfrute dos resultados. Boas vendas!